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Miolo lança 3ª geração da linha Seleção

12 de Agosto de 2009


Miolo lança 3ª geração da linha Seleção

Empresa comemora venda de 50 milhões de garrafas em 15 anos 

A Vinícola Miolo comemora em 2009 o aniversário de 15 anos do seu vinho Seleção com mais de 50 milhões de garrafas vendidas e com o lançamento da 3ª geração da linha. “Foi o Seleção que projetou a Miolo no cenário do vinho fino brasileiro”, afirma o diretor-técnico, Adriano Miolo.

O produto está entre os preferidos em sua faixa de consumo. Conforme levantamento da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), o Seleção detém 16% do market share da sua categoria entre as redes de varejo brasileiras. Em 2009, foram elaboradas mais de dois milhões de garrafas, representando cerca de 40% da produção da Vinícola Miolo no Vale dos Vinhedos. A estimativa da empresa é elevar a produção para três milhões de garrafas até 2012 e exportar 30% do total.

“O Seleção acompanhou a evolução da empresa”, afirma Miolo. “Investimos nos últimos 10 anos cerca de R$ 120 milhões em nosso negócio visando à melhora em toda a nossa base de produção”, diz o enólogo.

Para celebrar esta data especial, a Miolo apresenta a 3ª geração da linha, que envolve mudança de corte na elaboração do vinho e nova identidade visual. O Seleção Tinto passa a ser feito com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, ressaltando notas de frutas vermelhas, como cereja e morango, além de frutas secas e especiarias. Conforme Miolo, a mudança visou adequar o produto ao mercado internacional, que busca vinhos mais frescos e frutados.  Aproximadamente 15% do vinho envelhece em barricas de carvalho americano e a outra parcela nos tanques de aço inox. Após o corte, o Seleção Tinto é engarrafado com, no mínimo, um ano de idade.

O Seleção Tinto é equilibrado e com final de boca agradável, tornado-se um bom acompanhamento para carnes, pizzas e massas. “Por ser um vinho descomplicado, conquistou uma diversidade de apreciadores e hoje é consumido nos mais diversos momentos”, afirma o diretor comercial da Miolo, Márcio Bonilha.

O novo Seleção Branco é elaborado com corte de uvas Chardonnay e Riesling. O produto apresenta leve intensidade de cor amarelo-claro com nuances esverdeadas e seus aromas lembram frutas cítricas, côco, damasco, maçã e flores brancas.

Lançado em 2006, o Seleção Rosé também ganha nova rotulagem, mas permanece com suas mesmas características, elaborado com corte de Cabernet Sauvignon e Merlot leve e jovem.

A nova identidade visual da linha foi motivada por uma pesquisa de mercado que apontou a busca dos consumidores por produtos mais inovadores. O novo rótulo da linha Seleção tem ícone estilizado do carvalho junto à representação do “maçarico” (pássaro) e a estrela de oito pontas. A idéia foi formar uma paisagem alusiva às origens da família Miolo, na região de Vêneto, na Itália.

A garrafa do Seleção Tinto mudou para o tipo bordalesa, originária da região de Bordeaux, na França, é uma embalagem cilíndrica com ombro acentuado. “Nossa intenção foi tornar o Seleção mais moderno, sem perder sua identidade”, afirma Bonilha.

Antes mesmo de chegar ao mercado, o Miolo Seleção Tinto 2008 recebeu na França o Trofee Prestige no Concurso Les Citadelles du Vin, realizado em Bordeaux de 13 a 15 de junho. O concurso, um dos mais renomados da França, reuniu 887 amostras de 27 países.

Evolução do Miolo Seleção:
1994: Lançamento do Miolo Seleção. O tinto era elaborado com corte de quatro uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Alicante Bouschet. O branco, com Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc e Semillon.  A produção total não ultrapassava as 40 mil garrafas.

2004: lançamento da 2ª geração da linha. O tinto era elaborado com Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Merlot. O branco, com Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc. A comercialização do Seleção chegou a 2 milhões de garrafas em 2008.

2006: Lançamento do Seleção Rosé, corte harmônico das variedades Cabernet Sauvignon e Merlot.

Miolo Wine Group

Criado em 2006 para reunir uma linha de mais de 70 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. Tem por objetivo atuar no mercado mundial com uma variedade de vinhos de qualidade que atenda a todos os segmentos. O grupo possui hoje oito projetos: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Fortaleza do Seival Vineyards (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhos Finos (Serra Gaúcha, RS), Fazenda Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA), Viasul (Chile), Osborne (Espanha e Portugal) e Los Nevados (Argentina).

 

 


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